banner detran i9brasil

Como deixar o Uso descontrolado da língua?

O uso da língua para o mal, como a calúnia, difamação, palavras injuriosas e enganosas, é um pecado grave que a Bíblia condena. Aqui estão alguns princípios para deixar esse pecado de maneira prática:

  • Controlar a língua: Reconheça o poder das palavras e seja cuidadoso ao falar. Evite usar a língua para ferir, difamar ou enganar os outros. Em vez disso, procure falar palavras de encorajamento, bondade e verdade. “Aquele que guarda a sua boca preserva a sua vida, mas o que muito abre os lábios tem perdição.” (Provérbios 13:3)
  • Falar a verdade com amor: Busque a verdade em todas as suas palavras, mas também fale com amor e compaixão. Evite espalhar boatos, fofocas ou informações falsas que possam prejudicar a reputação dos outros. “Portanto, deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.” (Efésios 4:25)
  • Evitar discussões tolas e insultos: Abstenha-se de envolver-se em discussões infrutíferas e evitar insultar os outros com palavras ofensivas. Em vez disso, busque a paz e a edificação nas suas interações verbais. “O servo do Senhor não deve viver discutindo, mas ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente.” (2 Timóteo 2:24)
  • Edificar e encorajar os outros: Use sua língua para edificar e encorajar os outros. Procure palavras que inspiram, motivam e trazem esperança aos que te cercam. “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Efésios 4:29)
  • Buscar a transformação do coração: Reconheça que a língua reflete o que está no coração. Portanto, busque uma transformação interior através do poder do Espírito Santo para que suas palavras sejam puras e edificantes. “Raça de víboras! Como podeis falar coisas boas, sendo maus? Pois a boca fala do que está cheio o coração.” (Mateus 12:34)

Ao aplicar esses princípios, você estará deixando o pecado de usar a língua para o mal e buscará usar suas palavras para edificar, encorajar e manifestar o amor de Deus aos outros.

Neste texto, você leu sobre:

  1. Como abandonar a fala irresponsável e buscar a edificação e encorajamento mútuo;
  2. Maneiras de renunciar ao uso abusivo da língua e valorizar a palavra de bondade e graça;
  3. Como evitar a fofoca e nutrir a comunicação verdadeira e amorosa;
  4. Dicas para se libertar da calúnia e buscar a veracidade e integridade nas palavras;
  5. O caminho para renunciar às palavras ferinas e valorizar a compaixão e compreensão;
  6. Como rejeitar a difamação e valorizar a busca pela paz e unidade;
  7. Como resistir à tentação de usar palavras prejudiciais e promover a reconciliação e perdão;
  8. Alternativas para não ceder ao uso descontrolado da língua e buscar a sabedoria e discernimento nas palavras;
  9. Como promover a gratidão e bondade nas palavras e evitar o uso descontrolado da língua;
  10. Como escolher a moderação e abandono da prática do uso descontrolado da língua, seguindo o exemplo de Cristo, que falou com sabedoria e amor.