banner detran i9brasil

Como deixar a Omissão?

A omissão é o pecado de não fazer o bem quando temos a oportunidade ou responsabilidade de agir. Podemos abandonar o pecado da omissão através das seguintes práticas, de acordo com a Bíblia e seus versículos correspondentes:

  • Amor pelo próximo: O amor ao outro envolve cuidar das necessidades dos outros e agir em benefício deles. Devemos buscar oportunidades de fazer o bem e ajudar aqueles que precisam. “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Mateus 22:39)
  • Fazer o bem: Devemos ser diligentes em praticar a bondade e ajudar os outros. “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”. (Tiago 4:17)
  • Ser compassivo e misericordioso: Devemos mostrar compaixão e misericórdia para com aqueles que estão sofrendo. “Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me”. (Mateus 25:35-36)
  • Compartilhar a Palavra: A omissão também pode envolver a falta de compartilhar a mensagem do evangelho com os outros. Devemos estar dispostos a compartilhar a verdade de Deus com amor e humildade. “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. (Marcos 16:15)
  • Orar pelos outros: A oração é uma maneira poderosa de interceder pelos necessitados e buscar o bem para eles. “Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. (Tiago 5:16)

Ao praticarmos o amor, a bondade, a compaixão e o compartilhamento da Palavra, estaremos abandonando a omissão e cumprindo nosso chamado de ser luz e bênção neste mundo. Lembre-se de que Deus nos capacita através do Seu Espírito Santo para agirmos e sermos instrumentos de Sua graça e amor na vida dos outros.

Neste texto, você leu sobre:

  1. Como abandonar a omissão e buscar ação e diligência na realização da vontade de Deus;
  2. Maneiras de renunciar à negligência e valorizar a responsabilidade e compromisso com os mandamentos divinos;
  3. Como evitar a inatividade e nutrir uma postura de prontidão para servir e fazer o bem;
  4. Dicas para se libertar da apatia espiritual e buscar a participação ativa no reino;
  5. O caminho para renunciar à passividade e valorizar o engajamento nas boas obras e ministério cristão;
  6. Como rejeitar a indiferença diante das necessidades do próximo e valorizar a compaixão e serviço ao próximo;
  7. Como resistir à tentação de ceder à inércia e promover uma vida de zelo e diligência nas coisas do Senhor;
  8. Alternativas para não ceder à omissão e buscar a prática do amor ao outro e cumprimento dos mandamentos de Deus;
  9. Como promover uma atitude de prontidão e ação e evitar a omissão em pensamentos, palavras e ações;
  10. Como escolher a diligência como um estilo de vida e abandonar a prática da omissão, seguindo o exemplo de Cristo, que veio para servir e nos ensinou a amar e cuidar uns dos outros.