banner detran i9brasil

Como deixar o Descontentamento?

O descontentamento é um pecado que se manifesta quando não estamos satisfeitos com o que temos ou com a nossa situação atual. A Bíblia nos oferece orientações práticas sobre como superar o descontentamento. Aqui estão algumas delas, juntamente com os versículos correspondentes:

  • Cultivar a gratidão: Aprenda a valorizar e agradecer a Deus pelo que Ele já lhe deu. “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Tessalonicenses 5:18)
  • Confiar na provisão de Deus: Reconheça que Deus é o provedor e confie que Ele suprirá todas as suas necessidades. “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” (Filipenses 4:19)
  • Buscar o contentamento em Deus: Encontre satisfação e alegria em um relacionamento íntimo com Deus, em vez de buscar a satisfação em circunstâncias ou bens materiais. “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.” (Salmos 37:4)
  • Renovar a mente: Transforme a sua maneira de pensar, concentrando-se nas coisas que são verdadeiras, nobres e dignas de louvor. “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
  • Buscar a justiça Divina em primeiro lugar: Coloque a busca do Reino do Senhor e da Sua justiça como a prioridade máxima da sua vida. “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)
  • Aprender a contentar-se em todas as circunstâncias: Seja ensinado a estar satisfeito tanto na fartura como na escassez, confiando na fidelidade de Deus. “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.” (Filipenses 4:11-12)

Ao cultivar a gratidão, confiar na provisão de Deus, buscar o contentamento em Deus, renovar a mente, buscar a justiça divina em primeiro lugar e aprender a contentar-se em todas as circunstâncias, você estará deixando o descontentamento e caminhando em direção a uma vida de gratidão, confiança e contentamento em Deus.

Neste texto, você leu sobre:

  1. Como abandonar a insatisfação e buscar a gratidão e contentamento em todas as circunstâncias;
  2. Maneiras de renunciar ao descontentamento e valorizar a confiança na provisão e cuidado de Deus;
  3. Como evitar a murmuração e nutrir uma atitude de louvor e alegria diante de Deus;
  4. Dicas para se libertar da busca incessante por mais e buscar a suficiência em Cristo;
  5. O caminho para renunciar ao desejo desenfreado e valorizar a busca pelo Reino de Cristo e sua justiça;
  6. Como rejeitar a comparação com os outros e valorizar a aceitação e amor próprio em Cristo;
  7. Como resistir à tentação de ceder à amargura e promover uma vida de contentamento e paz interior;
  8. Alternativas para não ceder ao descontentamento e buscar a alegria verdadeira que vem de uma comunhão íntima com Deus;
  9. Como promover a gratidão e satisfação nas circunstâncias e evitar o descontentamento em pensamentos, palavras e ações;
  10. Como escolher o contentamento como estilo de vida e abandonar a prática do descontentamento, seguindo o exemplo de Cristo, que nos ensinou a encontrar descanso e satisfação em Deus.