banner detran i9brasil

Como deixar a Contenda?

Para abandonar o pecado da contenda de maneira prática, segundo a Bíblia, juntamente com os versículos correspondentes, você pode considerar os seguintes princípios:

  • Buscar a paz e a reconciliação: Em vez de entrar em contendas e disputas, busque a paz e a reconciliação com os outros. Esforce-se para resolver os conflitos de maneira amorosa e pacífica. “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mateus 5:9)
  • Cultivar o amor e a humildade: Pratique o amor ao outro e a humildade em todas as situações. Abandone o desejo de sempre querer ter razão e aprenda a ouvir e considerar as perspectivas dos outros. “Antes de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados.” (1 Pedro 4:8)
  • Controlar a língua: Evite palavras destrutivas e provocadoras que podem levar a contendas. Em vez disso, use sua língua para edificar e encorajar os outros. “O que guarda a sua boca conserva a sua vida, mas o que muito abre os lábios se arruína.” (Provérbios 13:3)
  • Buscar a sabedoria de Deus: Peça a Deus por sabedoria e discernimento para evitar contendas e viver em paz com os outros. Busque a orientação do Espírito Santo em todas as situações. “A sabedoria que vem do alto é primeiramente pura, depois pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.” (Tiago 3:17)
  • Priorizar a unidade e o amor fraterno: Busque a unidade entre os irmãos e irmãs em Cristo, em vez de se envolver em contendas desnecessárias. Valorize a harmonia e o amor fraterno na família e na comunidade cristã. “Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraterno, misericordiosos, humildes.” (1 Pedro 3:8)

Lembre-se de que a contenda e a discórdia não são condutas aprovadas por Deus. Ao buscar a paz, o amor e a harmonia, você estará seguindo os princípios bíblicos e se afastando do pecado da contenda.

Neste texto, você leu sobre:

  1. Como superar a busca constante por conflito;
  2. Maneiras de abandonar a discussão e promover a paz;
  3. Como evitar a controvérsia e cultivar a harmonia;
  4. Dicas para se libertar da rivalidade e buscar a colaboração;
  5. O caminho para renunciar à competição incessante e valorizar a cooperação;
  6. Como rejeitar a busca por confronto e valorizar o entendimento mútuo;
  7. Como resistir à tentação de iniciar disputas e promover a comunicação pacífica;
  8. Alternativas para não ceder à discordância constante e buscar a compreensão mútua;
  9. Como promover a empatia e evitar a contenda;
  10. Como escolher a reconciliação e abandonar a prática da contenda.