banner detran i9brasil

Renovação

O termo bíblico “Renovação” tem sua origem nas Escrituras, onde é mencionado como um processo de transformação interior, restauração espiritual e renovação da mente e do coração. Representa a obra contínua do Espírito Santo na vida de um cristão, capacitando-o a deixar para trás o velho homem e abraçar uma nova vida em Cristo. A renovação envolve a busca constante pela santificação e a renovação das atitudes, pensamentos e comportamentos à imagem de Cristo.

A representação bíblica da renovação pode ser encontrada em Romanos 12:2: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Neste versículo, somos exortados a nos renovar pela transformação de nossa mente, para que possamos discernir e seguir a vontade de Deus. A renovação é um processo constante de alinhar nossa vida com os princípios e valores do Reino, abandonando os padrões deste mundo e vivendo de acordo com a verdade e a justiça divinas.

A aplicação do termo “Renovação” em situações cotidianas envolve buscar constantemente a presença de Deus, alimentar-se da Palavra, cultivar uma vida de oração e buscar a direção do Espírito Santo. Isso se reflete na busca de um relacionamento mais íntimo com Deus, na renovação da nossa mente através da meditação nas Escrituras, no abandono de hábitos pecaminosos e na adoção de uma postura de obediência aos mandamentos de Deus. A renovação nos capacita a viver uma vida de testemunho e impactar o mundo ao nosso redor com a mensagem do Evangelho, mostrando a realidade da transformação que ocorre em Cristo.